11/10/2012

Dicas de interpretação de texto e informática para concursos públicos

A especialista em concursos Lia Salgado* fala sobre as disciplinas básicas que são cobradas em diversos concursos públicos. Lia dá dicas de estudo sobre as matérias de interpretação de textos, informática e atualidades. Ela também ressalta que as sugestões não substituem as orientações do professores e dos cursos preparatórios.

"Tenho dúvidas sobre interpretação de texto, gostaria de saber como resolver esse problema na hora das provas", relata a internauta Roseli Amaral.
De acordo com Lia, a primeira medida deve ser criar o hábito da leitura. "Isso não acontece do dia para a noite e também não apresenta resultados imediatos. Mesmo assim, vale iniciar."
A especialista lembra que a leitura melhora o uso da língua portuguesa de modo geral, não apenas para as questões de interpretação, mas também para a compreensão de enunciados de questões de outras disciplinas

"A escrita será melhorada e é bom lembrar que cada vez mais concursos cobram redação", ressalta Lia.
Já sobre as questões de interpretação de texto, a especialista afirma que os candidatos devem observar exatamente o que é pedido no enunciado. Por exemplo, se a pergunta se refere ao que está escrito no textou ou ao que se pode concluir a partir do texto. "Essa sutileza pode levar o candidato a errar a questão. O distraído pode perder pontos."

Lia explica que os candidatos não devem responder o que pensam, mas o que está no texto. Por isso, é recomendada a leitura de um texto de cada vez e, se possível, sublinhando as partes mais importantes. A especialista também indica que o candidato volte ao texto a cada nova pergunta, comparando com as respostas oferecidas na prova.
"Resolver muitas provas anteriores e analisar os erros cometidos é um excelente exercício para melhorar o desempenho nas questões de interpretação", reitera Lia.

Informática
O internauta Robson Gaspary quer algumas dicas para obter melhores resultados em informática. "Até hoje nunca encontrei um material completo e por mais que eu estude, sempre surge alguma surpresa na hora da prova", comenta.
"A palavra-chave em informática é atualização. As informações se modificam com muita rapidez e as surpresas na hora da prova são praticamente inevitáveis", afirma a especialista.
O conhecimento apenas como usuário de computador não costuma ser suficiente, lembra Lia. Como as perguntas são teóricas é necessário memorizar algumas informações, como atalhos e menus.
O estilo da banca é outro fator que diferencia a cobrança da disciplina. Segundo ela, algumas privilegiam a 'decoreba' e outras buscam novidades. Por isso, os livros precisam ser recentes, e, ainda assim, o candidato deve complementar as informações com outras fontes de estudo. Apostilas podem ser uma boa opção, desde que a data de elaboração seja verificada.

"Sites confiáveis e sites oficiais dos sistemas operacionais também são úteis para o candidato ficar bem informado quanto às novidades. Além disso, a disciplina de informática é um dos casos em que o curso preparatório pode ser de grande ajuda, inclusive para direcionar melhor o estudo", ressalta Lia.

Atualidades
"Gostaria de saber como consigo me atualizar para a prova de atualidades. Tenho até que ver novela mesmo?", pergunta o internauta Cícero Serafim.

"Assistir a novelas consumiria um tempo precioso de estudo e não é o foco das questões de atualidades", diz a especialista.
Segundo ela, os candidatos devem se manter informados sobre acontecimentos relevantes e, para isso, é preciso acompanhar o noticiário. Lia indica acompanhar um jornal diário de televisão e a leitura das principais notícias de um portal na internet.  "É bacana [ler as notícias dos portais] porque é possível usar menos tempo e ter mais direcionamento, desde que você não perca o foco passando de uma notícia para outra e termine caindo nas redes sociais".

Outra fonte de informação são as revistas semanais de notícias, que os candidatos podem utilizar para aprofundar os assuntos mais importantes do momento.
"É interessante sempre compreender as notícias dentro de um contexto, buscando causas e consequências dos fatos", afirma Lia.
(A colunista agradece a colaboração dos professores Marcelo Rozenthal, Alex Mendes e Frank Mattos na elaboração destas dicas)

*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...