16/05/2012

Dicas para estudar atualidades para concursos públicos e vestibulares.

Estudar atualidades é um desafio. Não pela complexidade da matéria, mas pela forma de estudar. Hoje vamos traçar algumas dicas e indicar alguns sities que poderão ajudar e muito nessa tarefa, que pode passar rapidamente de desafio para lazer.
Alguns bons concursos ainda abordam o tema atualidades. Mas como estudar esta matéria tão ampla? Quando olhamos um edital como o de analista do seguro social do INSS por exemplo “Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura, e suas vinculações históricas“, é fácil concluir que é muito abrangente. Neste caso pelo menos temos uma pista que se trata de assuntos relativamente mais recentes. Mas recentes o quanto? Esse é o problema. Temos que ficar sempre bem informados e transformar o hábito de ler notícias em algo agradável. Para pessoas como eu que gostam de ficar bem informados se tornou uma questão de lazer e posso incluir nos meus intervalos de estudo. Caso você não se enquadre nesta situação tera que encaixar no seu plano de estudos até que se torne um hábito. Pois afinal de contas, é esse o perfil que a banca esta buscando.
Onde devo buscar estas informações? Existem na internet vários sites que poderá utilizar no seu dia-a-dia para se informar como por exemplo:
Você deve escolher um deles e ler com frequência ou assinar a newsletter.
Outra dica interessante é o portal vestibular UOL, onde você poderá ver um resumo das principais notícias da semana
Há também o acervo da revista Veja com todas as edições desde de 1968
Mas se você é mais fã da midia impressa poderá ler revistas semanais como a Veja, Isto é ou Carta Capital. Caso esteja no grupo que só se tocou agora da importância de acompanhar os noticiários poderá comprar o Guia de Atualidades Abril Vestibular que é publicado de 6 em 6 meses ou você também achará nas bibliotecas públicas edições de revistas e almanaques com retrospectivas dos fatos mais importantes de 2010 por exemplo.
Por fim é bom lembrar que seu olhar de concurseiro é diferente. Alex Mendes por exemplo afirma que é importante que faça três leituras: uma exploratória do texto (leia sem grandes pretensões aqui, apenas travando contato inicial com o tema e tendo uma idéia geral do assunto), uma leitura analítica (procurando as causas e conseqüências das informações apresentadas; marque os trechos mais importantes) e uma releitura dos dos textos (resumos) em um dia pré-programado da semana, pois os neurocientistas nos alertam de que a memória tende a descartar tudo o que não é utilizado. E não se esqueça dos exercícios de revisão.

fonte: http://www.darlanferreira.com.br



Cursos Online na Área de Concursos Públicos




5 comentários:

vlw , vai ajudar bastante a melhorar nossos conhecimentos...

Olá. Bom dia! Bom artigo com boas dicas, obrigado! Eu vou prestar para o IBAMA, no qual está exigindo estes conhecimentos de "Atualidades"...

gostaria de materia de atualidade para prova CEF PARA 2013

Excelente postagem!

Acompanho este espaço já algum tempo, e posso afirmar que aqui tem informações e dicas valiosíssimas para aqueles que gostam e precisam estudar sobre a Química.

Aproveito o momento para deixar um convite para você visitar o blog QUÍMICA PERIÓDICA - Aprender Química de maneira fácil e divertida!

Deixo meus parabéns ao proprietário(a) deste espaço e que você continue nos trazendo conhecimentos valiosos.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...