14/11/2011

Tipos de rima, pontuação, emprego do G e J

Leia o poema com atenção e responda:

RITMO
Na porta
a varredeira varre o cisco
varre o cisco
varre o cisco

Na pia
a menininha escova os dentes
escova os dentes
escova os dentes

No arroio
a lavadeira bate a roupa
bate a roupa
bate a roupa

até que enfim
             se desenrola
                      toda a corda
                              e o mundo gira imóvel como um pião!
                                                             (Mario Quintana)

1) Quais são as ações da varredeira, da menininha e da lavadeira no poema?
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________________________________________________________________________
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________________________________

2) Quantos versos e quantas estrofes compõem o poema Ritmo de Mario Quintana?

_________________________________________________________________________________
3) Existem várias características que define um texto poético. Cite três delas.

_________________________________________________________________________________

4) Observe as rimas do poema Anfiguri de Vinícius de Morais e ao lado marque a alternativa que corresponde ao tipo de rima utilizado.

ANFIGURI
Aquilo que eu ouso
Não é o que quero
Eu quero o repouso
Do que não espero
[...]
                       
                        a) (   ) Rima externa alternada                          
                        c) (   ) Rima externa interpolada
                        b) (   ) Rima interna                        
                        d) (   ) Rima externa emparelhada





5) Nas estrofes abaixo foi retirado o último verso. Agora, complete a estrofe criando um verso para cada uma delas, respeitando o sentido e a rima.

A luva que retiraste
Deixou livre a tua mão
Foi com ela que tocaste,
_______________________

Estas meninas de agora
Só querem é namorar
Botam panela no fogo
_______________________
Acho melhor ser amado
Sem possuir um vintém,
Do que ser muito abastado
_______________________
6) Leia o texto abaixo e preencha os triângulos com os sinais de pontuação adequado:

Quem foi o penetra?
Quatro amigos foram ao museu, e um deles entrou sem pagar Δ Um fiscal quer saber quem foi o penetra Δ
Δ Eu não fui, disse BenjamimΔ
Δ Foi o pedro, disse Carlos Δ
Δ Foi o carlos, disse Mário Δ
Δ O Mário não tem razão, disse PedroΔ
Só um deles mentiu Δ Quem não pagou a entrada Δ


7)  De acordo com as regras de emprego do G e J, complete corretamente as palavras a seguir:

a) __­_estão               e) acara___é                      i) ___emada                        m) ___eladeira
b) ___aivota              f)___acinto                      J)___azida                          n) ___enial
c) colé___io               g)___agunço                    K)___iló                             o) paisa___em
d) ___acaré               h) ___elo                          l) ___oaninha                      p) ___enipapo

8) Assinale a alternativa em que todas as palavras devem ser escritas com "G".
a) ___amelão, ___ibóia, ___irafa.
b) gor___eio, privilé___io, pa___em.
c) via___ar, ___esto, está___io.
d) ___eleia,___esto, __eringonça.

9) Crie uma frase com o ponto de exclamação.

________________________________________________________________________________

10) Crie uma frase com o ponto de interrogação.

_______________________________________________________________________________





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...