21/10/2012

G1 traz 10 temas que podem cair na prova de ciências humanas do Enem

Prova de humanas será aplicada no primeiro dia, em 3 de novembro.
Exame segue dia 4 com matemática, português e redação. 

Faltam apenas duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão nos dias 3 e 4 de novembro. Para ajudar os mais de 5,7 milhões de candidatos inscritos, o G1 ouviu representantes de cursinhos para saber quais assuntos podem ser cobrados e elaborou uma lista com dez assuntos principais em cada uma das quatro provas.
A série começa neste sábado (20) com dicas para se dar bem na prova de ciências humanas (que inclui questões de história, geografia, filosofia e sociologia). É necessário estar por dentro das atualidades. Até terça-feira (23), o G1 trará dicas para as provas de ciências da natureza, matemática, linguagens e redação.

VEJA 10 TEMAS QUE PODEM SER COBRADOS NA PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO ENEM
Manifestante segura globo no encerramento da Cúpula dos Povos (Foto: Tasso Marcelo/AE)
1) Rio+20Realizada no Rio de Janeiro, em junho, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável teve a participação de 188 países. O propósito da Rio+20 era formular um plano para que a humanidade se desenvolvesse de modo a garantir vida digna a todas as pessoas, administrando os recursos naturais para que as gerações futuras não fossem prejudicadas.
Leia mais sobre a Rio+20
código florestal (Foto: G1)
2) Código FlorestalLei que regulamenta a exploração das terras e estabelece onde a vegetação nativa deve ser mantida. Aguarda ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.
Entenda o Código florestal
cotas em universidade (Foto: G1)
3) Lei das cotasO governo criou lei que vai garantir 50% das vagas das universidades federais para candidatos que fizeram o todo o ensino médio em escolas públicas.
Entenda a lei das cotas
primavera árabe (Foto: Reuters)
4) Primavera árabeConjunto de manifestações realizadas contra os regimes autoritários e centralizadores que ocorrem em diversos países do Oriente Médio em 2010 e 2011.

Saiba mais sobre o tema
Conflitos na Síria (Foto: Reuters)
5) Conflitos na SíriaManifestações contra o governo de Bashar al-Assad começaram em março de 2011, com represálias violentas e conflitos diplomáticos com a Turquia.
Entenda o conflito
guerra cambial (Foto: Reuters)
6) Guerra cambial
Disputa entre os países envolvendo suas moedas. Países emergentes estariam "forçando" a desvalorização de suas moedas para beneficiar seus ganhos com exportação.
Veja o que é guerra cambial
Geografia Aziz AbSaber (Foto: USP Imagens / Divulgação)

7) Aziz Ab'SaberMorto em março deste ano, Aziz Nacib Ab’Saber fez dos estudos profundos sobre a geografia do país as suas armas na defesa dos recursos naturais do país.
Saiba mais sobre Ab'Saber
Semana de 1922 (Foto: G1)
8) Semana de 1922
A Semana de Arte Moderna é um terma recorrente nas provas de vestibulares e no Enem. Movimento completou 90 anos em 2012.
Saiba mais sobre o tema
impeachment (Foto: Editoria de Arte/G1)
9) Impeachment de Collor
O movimento político que culminou com a saída do presidente Fernando Collor de Mello em 1992 completou 20 anos em 2012.
Entenda o impeachment
Fernando Lugo (Foto: Reuters)
10) Paraguai
O presidente Fernando Lugo foi destituído do cargo em um processo de impeachment. Ele disse ter sido vítima de um golpe de estado.
Saiba mais sobre o tema

EJA OUTROS TEMAS QUE PODEM SER ABORDADOS NA PROVA DO ENEM
- Questões relacionadas aos processos de desenvolvimento econômico (industrialização, por exemplo);
- Distribuição de renda;
- Organização da sociedade brasileira em seus principais momentos históricos;
- Vegetação e clima;
- Problemas ambientais como assoreamento de rios e desmatamento.
> Cursinho Oficina do Estudante, Campinas, SP
- Brasil República;
- Idade Contemporânea;
- Idade Moderna;
- Brasil Colônia;
- Brasil Império;
- Ano de 1922 no Brasil (Semana de Arte Moderna, Tenentismo e PCB),
- Guerra do Contestado;
- Eleições de 1982 para governadores no período militar.
> Curso e Colégio pH, Rio de Janeiro
Em geografia e atualidades:
- agropecuária e domínios morfoclimáticos, especialmente neste ano com a morte do Prof. Aziz Ab'Saber;
-sustentabilidade;
- conferência Rio+20;
- Código Florestal;
- Primavera Árabe;
- Conflitos na Síria;
- Comércio Internacional (protecionismo x guerra cambial);
Em história:
“A prova de História apresenta uma preferência um pouco maior pelos acontecimentos relacionados à História do Brasil do que aos da História do resto do Mundo. São frequentes questões que relacionam momentos históricos com manifestações artísticas de mesma época. Além disso, podem ser cobradas formas de interpretação de problemas atuais comparando-os com os do passado.”
> Alex Perrone e Daniel Gomes, professores de ciências humanas do CPV Vestibulares

- Deposição do presidente paraguaio;
- Conferência das Nações Unidades sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20;
- Ampliação das cotas nas universidades.
“Geralmente, o Enem dá mais atenção à realidade do que as provas tradicionais de vestibular, e não se deve descuidar das informações que circulam por aí. Através delas é que as questões exploram a interdisciplinaridade. O mais importante, contudo, é a capacidade do candidato de fazer uma leitura atenta daquilo que está sendo pedido. As questões de humanas tendem a ter bastante leitura e a apelar para a capacidade de interpretação. Um bom vocabulário é imprescindível para a prova e o bom senso para pesar as alternativas que lhe colocam a frente, também ajuda grandemente."
> Stefan Chamorro, professor do Sistema Elite de Ensino de Porto Alegre (RS)

As provas
O Enem será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.
Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.
As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Fonte: http://g1.globo.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...