24/11/2011

Pronomes Pessoais e Possessivos e Emprego do Mas, Mais ou Más


Observe a tirinha com atenção:
   
1- Agora responda, a menina do texto:
(a) está trocando seus dentes de leite e não gosta disso.
(b) reclama da dor que sente ao trocar os dentes.
(c) usa o espelho para observar a beleza dos seus dentes.

2- Com base na cena do último quadro, Mafalda:
(a) acha que a troca de dentes não é econômica.
(b) chora de tristeza ao verificar que está trocando dentes.
(c) fica contente com a situação.

3- Observe a fala de Mafalda no segundo e no terceiro quadrinho:
a- A quem se refere o pronome pessoal eles? ___________________________________________
b- A quem se refere o pronome oblíquo me? __________________________________________

4- Leia o poema e responda as questões abaixo:
O VELHO DO ESPELHO

Por acaso, surpreendo-me no espelho: quem é esse
Que me olha e é tão mais velho do que eu?
Porém, seu rosto...é cada vez menos estranho...
Meu Deus, Meu Deus...Parece
Meu velho pai - que já morreu!
Como pude ficarmos assim?
Nosso olhar - duro - interroga:
"O que fizeste de mim?!"
Eu, Pai?! Tu é que me invadiste,
Lentamente, ruga a ruga...Que importa? Eu sou, ainda,
Aquele mesmo menino teimoso de sempre
E os teus planos enfim lá se foram por terra.
Mas sei que vi, um dia - a longa, a inútil guerra!-
Vi sorrir, nesses cansados olhos, um orgulho triste...
Mário Quintana

a- Porque o eu lírico se espanta, inicialmente, com sua imagem no espelho?
_______________________________________________________________________________

b- Aos poucos o eu lírico passa a identificar a imagem no espelho. O que os ajudou nesse reconhecimento?
_______________________________________________________________________________

c- A leitura do texto permite concluir que o filho correspondeu às expectativas do pai? Por quê?
________________________________________________________________________________

5- Identifique no poema os pronomes pessoais do caso oblíquo.
________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

 6- Qual a função do pronome pessoal no verso Eu sou , ainda, aquele mesmo menino teimoso de sempre...”?
(a) indicar posse.
(b) substituir o substantivo.
(c) indicar a pessoa com quem se fala.
(d) mostrar que quem fala não está presente no discurso.
  
7- Explique qual o função do pronome possessivo no 7º verso do poema.
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

8- Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1) Pronome possessivo singular                                 (   ) O que fizeste de mim?!"
(2) Pronome Pessoal caso reto                                   (   )  Eu pai! Tu é que me invadistes
(3) Pronome Pessoal caso oblíquo                              (   ) Meu velho pai - que já morreu
(4) Pronome possessivo Plural                                     (   ) Nosso olhar - duro - interroga


9- Explique o emprego do MAIS no verso “Por acaso, surpreendo-me no espelho: quem é esse. Que me olha e é tão mais velho do que eu?”.
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
  
10- Complete as frases com o emprego correto das palavras Mas, Más ou Mais.
a- Ela não é bonita, ____________ conquista pela simpatia.
 b- Ele foi quem_____________ tentou; ainda assim, não conseguiu.
 c- Este país está cada dia_____________ violento.
 d- A garota trazia_____________ lembranças daquele tempo.




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...