31/10/2012

Redes sociais passam a ser cobradas em concursos. Como estudá-las?

Conectar-se à internet nunca foi tão necessário. Seja para estudar, se divertir, jogar, conhecer alguém, namorar ou simplesmente aproveitar o tempo vago. Contudo, mais fácil ainda é ter um perfil em um site de relacionamento, mais conhecido como redes sociais. Faz já algum tempo que as relações virtuais são abordadas em meio aos concurseiros. Quase sempre, o foco do debate é negativo. Alguns afirmam que passar longo período em sites como Facebook, Twitter e Orkut pode afetar o rendimento dos estudos. Professores alertam para a perda do tempo gasto nessas atividades, que deveria ser destinado aos livros e apostilas. Há alguns - poucos, é verdade - que garantem ser possível manter a qualidade da preparação, sem abrir mão da “vida virtual”.

O fato é que as redes sociais, de tão relevantes na vida dos indivíduos, começam a ganhar um novo status neste debate. De inimigas - quem sabe aliadas? - elas passam a fazer parte do conteúdo programático de concursos. É isso mesmo! Passam a ser vistas como 'disciplina' - e assim devem ser estudadas. De acordo com o edital do Banco do Brasil, no concurso para escriturário (com inscrições abertas até 5 de novembro, leia aqui) e que visa à formação de cadastro de reserva em 15 estados, um dos itens de avaliação na área de Informática será o Domínio Produtivo de Informática, que exigirá conhecimentos das redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, etc).

Mas, será este um caso isolado? E mais: como será que as bancas de concursos vão avaliar os conhecimentos dos concorrentes sobre a nova disciplina? Como o tema 'redes sociais' será cobrado nas provas? De acordo com o professor de Informática do Gran Cursos, Erion Monteiro, incorporar novas áreas de conhecimento às seleções públicas não é uma novidade. “As redes sociais até já apareceram em editais anteriores, inclusive, no concurso da Anatel. O que está aumentando é o número de bancas que estão explorando o tema. É uma atualização necessária”.

A importância das redes sociais no mundo corporativo e também no meio dos concursos é uma questão a ser tratada com muito respeito. Segundo o professor, hoje, o Facebook pode ser considerado um portal de entrada para a internet. “Para muitos, a rede social é o primeiro contato com o mundo virtual. Hoje, no século XXI, isso faz parte do nosso cotidiano. O Facebook, por exemplo, é um site que agrega valores e serviços, que permite ao usuário trocar mensagens, se comunicar, adquirir conteúdo”. Algumas instituições vêm adotando as redes como forma de publicidade gratuita para os futuros consumidores ou como meio de prestar serviço de forma facilitada. No que diz respeito ao setor público, o professor reitera sua importância. “Para o governo pode ser uma ferramenta importante de pesquisa social, difusão de campanhas de caráter público ou até mesmo prestação de serviços”.

O que tem mais preocupado os candidatos é a forma como esse conteúdo será cobrado na prova, pois usar a ferramenta com ênfase no entretenimento próprio é totalmente diferente de manuseá-la com fins comerciais. Nesta situação, o professor ressalta: “o candidato deve estar muito atento a certas terminologias das redes sociais, às características que as diferenciam. É essencial saber o tipo de rede que está sendo usada. O Twitter, por exemplo, permite apenas 140 caracteres”. Segundo Erion, em suas turmas a notícia não soou como uma bomba, pois os concorrentes já estavam cientes da possibilidade do conteúdo ser cobrado, a exemplo do que havia acontecido em outros órgãos. “Como eles são usuários de redes sociais, a maioria vê com bons olhos a cobrança. Até mesmo aqueles com idade um pouco mais avançada. É importante frisar que os candidatos devem estar focados em todas as redes sociais, e não em apenas uma, ou a que julgar ser mais importante”.

Cobrança é natural, mas gera dúvidas e críticas
De acordo com recentes pesquisas, os jovens estão em grande parte nas redes sociais. Dentro da sala de aula, o assunto rende comentários entre os colegas. A estudante Dandara Andrade, de 19 anos, expõe sua opinião sobre o assunto. "Jamais pensei que esse conteúdo pudesse vir a ser cobrado em concurso público. Acho que devem cobrar o que realmente o servidor irá usar no órgão. No caso do BB, o Facebook, por exemplo, é desnecessário". Erion acredita que a didática sobre o tema deve ser ampla, de modo que permita o fácil entendimento. "Geralmente, a gente apresenta os fundamentos e características de cada rede social, adequando às necessidades da banca, que pode exigir de forma mais simples ou complexa, principalmente nos concursos de nível superior". Questionado sobre a organizadora, o professor ratifica: "ainda é uma surpresa saber a forma como a FCC irá cobrar o tema. A tendência é que seja uma abordagem de forma cotidiana, das ferramentas que são utilizadas pelos usuários".

No ambiente profissional, devem ser adotados comportamentos de boa conduta, o que inclui o bom uso da internet pelos funcionários. Sabendo que o uso deliberado pode afetar a qualidade e o crescimento da carreira, Erion explica: "o computador corporativo, aquele utilizado na empresa, jamais pode ser considerado como um acessório particular. A navegação deve ser usada apenas com fins comerciais. O bom uso da rede social no meio de trabalho é aquele onde as ferramentas são usadas para facilitar ou atender melhor o cliente ou público-alvo".

As chamadas "Fan Pages" são cada vez mais populares no Facebook. Nesse caso, o funcionário é orientado a agir respondendo pela empresa, de forma que não haja conexão entre a vida pessoal e o perfil monitorado. "Nesse caso deve ser evitado o acesso do colaborador ao seu perfil pessoal, fazendo com que ele tenha acesso apenas ao perfil da empresa ou órgão. Em hipótese alguma, o funcionário deve se relacionar com amigos ou expor interesses próprios", reitera. Nem todo mundo gosta de usar as redes sociais. Alguns acham que elas promovem exposição demais da vida pessoal, num comportamento que pode ser até perigoso. Já outras pessoas acreditam que ignorá-las é uma forma "alienada" de viver. Comentários desse tipo são feitos, geralmente, por pessoas com mais idade. No entanto, para a seleção do Banco do Brasil, é esperado um grande número de inscritos com idades variadas. Para não serem pegos de surpresa, aqueles que têm aversão às redes, de acordo com Erion, devem, pelo menos, se inteirar sobre o tema.

"No primeiro momento, eles necessitam fazer uma leitura detalhada sobre o que é rede social, quais ferramentas são disponíveis. A partir daí começar a enxergar como isso pode ser útil na vida profissional. No conjunto da disciplina, é necessário ter ciência de outros tópicos de grande importância. No caso desta, como é um banco, a questão da segurança é primordial. Todavia, devem ser observados alguns outros aspectos, tais como os protocolos e sofwares que protegem as informações". Apesar de ainda ser vista por muitos como forma de entretenimento e de comunicação social entre as pessoas, as redes sociais vêm sendo exploradas cada vez mais em termos de ferramentas de divulgação cultural, profissional, de acréscimo de cultura ou até mesmo no que diz respeito às características profissionais e de divulgação de serviços. Por isso mesmo, o jeito é se adaptar à inclusão das redes nos programas de concurso. E aí, concurseiro? Curtiu a novidade?


Fonte: Folha Dirigida

21/10/2012

G1 traz 10 temas que podem cair na prova de ciências humanas do Enem

Prova de humanas será aplicada no primeiro dia, em 3 de novembro.
Exame segue dia 4 com matemática, português e redação. 

Faltam apenas duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão nos dias 3 e 4 de novembro. Para ajudar os mais de 5,7 milhões de candidatos inscritos, o G1 ouviu representantes de cursinhos para saber quais assuntos podem ser cobrados e elaborou uma lista com dez assuntos principais em cada uma das quatro provas.
A série começa neste sábado (20) com dicas para se dar bem na prova de ciências humanas (que inclui questões de história, geografia, filosofia e sociologia). É necessário estar por dentro das atualidades. Até terça-feira (23), o G1 trará dicas para as provas de ciências da natureza, matemática, linguagens e redação.

VEJA 10 TEMAS QUE PODEM SER COBRADOS NA PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO ENEM
Manifestante segura globo no encerramento da Cúpula dos Povos (Foto: Tasso Marcelo/AE)
1) Rio+20Realizada no Rio de Janeiro, em junho, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável teve a participação de 188 países. O propósito da Rio+20 era formular um plano para que a humanidade se desenvolvesse de modo a garantir vida digna a todas as pessoas, administrando os recursos naturais para que as gerações futuras não fossem prejudicadas.
Leia mais sobre a Rio+20
código florestal (Foto: G1)
2) Código FlorestalLei que regulamenta a exploração das terras e estabelece onde a vegetação nativa deve ser mantida. Aguarda ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.
Entenda o Código florestal
cotas em universidade (Foto: G1)
3) Lei das cotasO governo criou lei que vai garantir 50% das vagas das universidades federais para candidatos que fizeram o todo o ensino médio em escolas públicas.
Entenda a lei das cotas
primavera árabe (Foto: Reuters)
4) Primavera árabeConjunto de manifestações realizadas contra os regimes autoritários e centralizadores que ocorrem em diversos países do Oriente Médio em 2010 e 2011.

Saiba mais sobre o tema
Conflitos na Síria (Foto: Reuters)
5) Conflitos na SíriaManifestações contra o governo de Bashar al-Assad começaram em março de 2011, com represálias violentas e conflitos diplomáticos com a Turquia.
Entenda o conflito
guerra cambial (Foto: Reuters)
6) Guerra cambial
Disputa entre os países envolvendo suas moedas. Países emergentes estariam "forçando" a desvalorização de suas moedas para beneficiar seus ganhos com exportação.
Veja o que é guerra cambial
Geografia Aziz AbSaber (Foto: USP Imagens / Divulgação)

7) Aziz Ab'SaberMorto em março deste ano, Aziz Nacib Ab’Saber fez dos estudos profundos sobre a geografia do país as suas armas na defesa dos recursos naturais do país.
Saiba mais sobre Ab'Saber
Semana de 1922 (Foto: G1)
8) Semana de 1922
A Semana de Arte Moderna é um terma recorrente nas provas de vestibulares e no Enem. Movimento completou 90 anos em 2012.
Saiba mais sobre o tema
impeachment (Foto: Editoria de Arte/G1)
9) Impeachment de Collor
O movimento político que culminou com a saída do presidente Fernando Collor de Mello em 1992 completou 20 anos em 2012.
Entenda o impeachment
Fernando Lugo (Foto: Reuters)
10) Paraguai
O presidente Fernando Lugo foi destituído do cargo em um processo de impeachment. Ele disse ter sido vítima de um golpe de estado.
Saiba mais sobre o tema

EJA OUTROS TEMAS QUE PODEM SER ABORDADOS NA PROVA DO ENEM
- Questões relacionadas aos processos de desenvolvimento econômico (industrialização, por exemplo);
- Distribuição de renda;
- Organização da sociedade brasileira em seus principais momentos históricos;
- Vegetação e clima;
- Problemas ambientais como assoreamento de rios e desmatamento.
> Cursinho Oficina do Estudante, Campinas, SP
- Brasil República;
- Idade Contemporânea;
- Idade Moderna;
- Brasil Colônia;
- Brasil Império;
- Ano de 1922 no Brasil (Semana de Arte Moderna, Tenentismo e PCB),
- Guerra do Contestado;
- Eleições de 1982 para governadores no período militar.
> Curso e Colégio pH, Rio de Janeiro
Em geografia e atualidades:
- agropecuária e domínios morfoclimáticos, especialmente neste ano com a morte do Prof. Aziz Ab'Saber;
-sustentabilidade;
- conferência Rio+20;
- Código Florestal;
- Primavera Árabe;
- Conflitos na Síria;
- Comércio Internacional (protecionismo x guerra cambial);
Em história:
“A prova de História apresenta uma preferência um pouco maior pelos acontecimentos relacionados à História do Brasil do que aos da História do resto do Mundo. São frequentes questões que relacionam momentos históricos com manifestações artísticas de mesma época. Além disso, podem ser cobradas formas de interpretação de problemas atuais comparando-os com os do passado.”
> Alex Perrone e Daniel Gomes, professores de ciências humanas do CPV Vestibulares

- Deposição do presidente paraguaio;
- Conferência das Nações Unidades sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20;
- Ampliação das cotas nas universidades.
“Geralmente, o Enem dá mais atenção à realidade do que as provas tradicionais de vestibular, e não se deve descuidar das informações que circulam por aí. Através delas é que as questões exploram a interdisciplinaridade. O mais importante, contudo, é a capacidade do candidato de fazer uma leitura atenta daquilo que está sendo pedido. As questões de humanas tendem a ter bastante leitura e a apelar para a capacidade de interpretação. Um bom vocabulário é imprescindível para a prova e o bom senso para pesar as alternativas que lhe colocam a frente, também ajuda grandemente."
> Stefan Chamorro, professor do Sistema Elite de Ensino de Porto Alegre (RS)

As provas
O Enem será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.
Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.
As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Fonte: http://g1.globo.com/

19/10/2012

Banco do Brasil abre concurso em 15 estados de quatro regiões do país

Estados são AC, AP, AM, CE, MA, MT, PB, PR, PE, PI, RN, RO, RR, SC, SE
Cargo é de escriturário; salário é de R$ 1.892,00.

O Banco do Brasil abriu concurso para formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas (parte do estado), Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina (parte do estado) e Sergipe. O salário é de R$ 1.892,00 para jornada de trabalho de 30 horas semanais. O provimento das vagas está sujeito ao planejamento estratégico e às necessidades do Banco do Brasil.

O candidato deve ter ensino médio e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação.

De acordo com o edital, ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nas seleções externas 2011/001, 2011/002 e 2011/003 até o término de suas vigências (04/03/2013, 29/04/2013 e 28/09/2013, respectivamente).

Os candidatos poderão realizar a inscrição por meio do endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br das 10h do dia 19 de outubro às 14h do dia 5 de novembro, e nos postos credenciados pela Fundação Carlos Chagas, constantes do Anexo III do edital. Os postos de inscrição estarão em funcionamento no período das inscrições, em dias úteis, das 9 às 12h e das 13h às 17h. A taxa é de R$ 40.

Ao se inscrever o candidato deverá indicar no formulário de inscrição o código da opção de  macrorregião/microrregião de classificação para a qual pretende concorrer e a cidade de realização da prova, conforme tabela constante do anexo I do edital.

As atividades do escriturário são comercialização de produtos e serviços do Banco, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados; execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo.

O candidato será classificado por macrorregião e por microrregião, de acordo com a sua opção no ato da inscrição. O candidato classificado será convocado, em função das necessidades do banco, a assinar contrato individual de trabalho com o banco, que se regerá pelos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O candidato poderá ser convocado, uma única vez, para microrregião diferente daquela em que se inscreveu desde que exista vaga e não haja candidato classificado para preenchê-la. Nesse caso, o Banco do Brasil utilizará a ordem de classificação da macrorregião. Se o candidato não aceitar tomar posse na dependência fora da microrregião em que se inscreveu, será excluído da classificação por macrorregião, mantendo, porém, a classificação na microrregião em que se inscreveu.

A seleção terá provas objetivas e prova discursiva-redação. Os procedimentos pré-admissionais, exames médicos e complementares serão de competência do Banco do Brasil.

A aplicação das provas objetivas e da prova discursiva-redação está prevista para o dia 13 de janeiro de 2013, no período matutino, e serão realizadas nas cidades indicadas no anexo I do edital.

A prova de conhecimentos básicos terá português, raciocínio lógico-matemático e atualidades do mercado financeiro. A prova de conhecimentos específicos terá cultura organizacional, técnicas de vendas, atendimento (focado em vendas), domínio produtivo da informática e conhecimentos bancários.

18/10/2012

Aplicativo gratuito fornece questões para quem estuda para concursos

Tá Na Mão traz perguntas de assuntos como matemática e português.
Programa foi lançado para iOS no último dia 9 de outubro.

O Tá Na Mão coloca nos smartphones e tablets um dos principais recursos de quem estuda para concursos: os simulados. O aplicativo foi lançado para Android em março e ganhou uma versão para iOS (iPhone e iPad) no último dia 9 de outubro (acesse aqui).
Segundo Flaviano Silva, que criou o programa com os amigos Eric Soares e Francisco Molina, a ideia é que o app permita que os estudos sejam feitos em qualquer lugar e não dependam da presença de um computador ou de conexão à internet.
Ao abrir o Tá Na Mão, o usuário encontra diversas opções, como iniciar a busca por um grupo de questões, continuar simulados já iniciados e acessar um gráfico do desempenho. O programa também traz links diretos para o site dos desenvolvedores e informações sobre o próprio app.
As questões disponibilizadas gratuitamente são de informática básica, informática e computação, português, matemática financeira, ética e conhecimentos bancários. Silva conta que são disponibilizados simulados de 2004 a 2011 e são ao menos 100 questões de cada área –as de informática básica passam de 1.900.
Após escolher a área de questões, é preciso determinar fatores como banca, instituição (órgão), ano e cargo. O usuário prestando concurso também precisa determinar se cumpre pré-requisitos como curso superior ou ensino médio, o que pode alterar as perguntas exibidas.
O desenvolvedor afirma que, antes de colocar novas questões de concursos antigos, é esperado o tempo que os prestadores de concurso têm para contestar o gabarito inicial. “Usamos o gabarito oficial, que sai depois dos recursos”, explica.
Além dos temas gratuitos, o app tem uma versão paga para quem está prestando concursos da área jurídica (acesse aqui a versão para iPhone e para Android). O programa custa US$ 5 e traz mais de 9 mil questões, diz Silva. Ele conta que a ideia é, no futuro, lançar outros aplicativos focados em carreiras específicas.
O Ta Na Mão também corrige as respostas enviadas pelos usuários em tempo real –após escolher a resposta, o software verifica o acerto ou o erro na hora. Esses dados são usados na montagem de um gráfico de desempenho, disponível gratuitamente para quem compra o programa.

Fonte: http://g1.globo.com

11/10/2012

Dicas de interpretação de texto e informática para concursos públicos

A especialista em concursos Lia Salgado* fala sobre as disciplinas básicas que são cobradas em diversos concursos públicos. Lia dá dicas de estudo sobre as matérias de interpretação de textos, informática e atualidades. Ela também ressalta que as sugestões não substituem as orientações do professores e dos cursos preparatórios.

"Tenho dúvidas sobre interpretação de texto, gostaria de saber como resolver esse problema na hora das provas", relata a internauta Roseli Amaral.
De acordo com Lia, a primeira medida deve ser criar o hábito da leitura. "Isso não acontece do dia para a noite e também não apresenta resultados imediatos. Mesmo assim, vale iniciar."
A especialista lembra que a leitura melhora o uso da língua portuguesa de modo geral, não apenas para as questões de interpretação, mas também para a compreensão de enunciados de questões de outras disciplinas

"A escrita será melhorada e é bom lembrar que cada vez mais concursos cobram redação", ressalta Lia.
Já sobre as questões de interpretação de texto, a especialista afirma que os candidatos devem observar exatamente o que é pedido no enunciado. Por exemplo, se a pergunta se refere ao que está escrito no textou ou ao que se pode concluir a partir do texto. "Essa sutileza pode levar o candidato a errar a questão. O distraído pode perder pontos."

Lia explica que os candidatos não devem responder o que pensam, mas o que está no texto. Por isso, é recomendada a leitura de um texto de cada vez e, se possível, sublinhando as partes mais importantes. A especialista também indica que o candidato volte ao texto a cada nova pergunta, comparando com as respostas oferecidas na prova.
"Resolver muitas provas anteriores e analisar os erros cometidos é um excelente exercício para melhorar o desempenho nas questões de interpretação", reitera Lia.

Informática
O internauta Robson Gaspary quer algumas dicas para obter melhores resultados em informática. "Até hoje nunca encontrei um material completo e por mais que eu estude, sempre surge alguma surpresa na hora da prova", comenta.
"A palavra-chave em informática é atualização. As informações se modificam com muita rapidez e as surpresas na hora da prova são praticamente inevitáveis", afirma a especialista.
O conhecimento apenas como usuário de computador não costuma ser suficiente, lembra Lia. Como as perguntas são teóricas é necessário memorizar algumas informações, como atalhos e menus.
O estilo da banca é outro fator que diferencia a cobrança da disciplina. Segundo ela, algumas privilegiam a 'decoreba' e outras buscam novidades. Por isso, os livros precisam ser recentes, e, ainda assim, o candidato deve complementar as informações com outras fontes de estudo. Apostilas podem ser uma boa opção, desde que a data de elaboração seja verificada.

"Sites confiáveis e sites oficiais dos sistemas operacionais também são úteis para o candidato ficar bem informado quanto às novidades. Além disso, a disciplina de informática é um dos casos em que o curso preparatório pode ser de grande ajuda, inclusive para direcionar melhor o estudo", ressalta Lia.

Atualidades
"Gostaria de saber como consigo me atualizar para a prova de atualidades. Tenho até que ver novela mesmo?", pergunta o internauta Cícero Serafim.

"Assistir a novelas consumiria um tempo precioso de estudo e não é o foco das questões de atualidades", diz a especialista.
Segundo ela, os candidatos devem se manter informados sobre acontecimentos relevantes e, para isso, é preciso acompanhar o noticiário. Lia indica acompanhar um jornal diário de televisão e a leitura das principais notícias de um portal na internet.  "É bacana [ler as notícias dos portais] porque é possível usar menos tempo e ter mais direcionamento, desde que você não perca o foco passando de uma notícia para outra e termine caindo nas redes sociais".

Outra fonte de informação são as revistas semanais de notícias, que os candidatos podem utilizar para aprofundar os assuntos mais importantes do momento.
"É interessante sempre compreender as notícias dentro de um contexto, buscando causas e consequências dos fatos", afirma Lia.
(A colunista agradece a colaboração dos professores Marcelo Rozenthal, Alex Mendes e Frank Mattos na elaboração destas dicas)

*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”


09/10/2012

Concurso do Ministério da Saúde - Edital será divulgado nos próximos dias. Oferta de 2.500 vagas

De acordo com a Secretaria Especial da Saúde Indígena, o Cespe/UnB (organizador) e o Ministério da Saúde concentram esforços para divulgar nos próximos dias o edital para 2.500 vagas em cargos dos níveis médio/técnico e superior. No momento, está sendo definido o cronograma do concurso (prazo de inscrição e data de prova). Vários estados serão contemplados com vagas, mas a distribuição ainda não foi definida.
Sabe-se, no entanto, que as vagas contemplarão 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs): Litoral Sul (área indígena da região litorânea dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul); Interior Sul (Oeste e região de fronteira dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul); Minas Gerais e Espírito Santo; Mato Grosso do Sul, Alagoas e Sergipe; Bahia, Ceará, Pernambuco, Potiguara, Maranhão, Cuiabá, Xingu, Xavante, Kaiapó e Araguaia (estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantis).

A maior parte das vagas será para auxiliar de enfermagem, com 1.249 oportunidades. Outros destaques são os cargos de enfermeiro (623), médico (210) e odontólogo (219). De acordo com a tabela de remuneração dos servidores públicos federais, os vencimentos iniciais são de R$2.156,42 para os cargos de níveis médio/técnico e R$3.225,42 para o superior.

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o ministro Alexandre Padilha declarou que haverá formas de promoção específicas para estimular médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais da saúde em geral a trabalharem na Saúde indígena. As contratações serão feitas pelo regime estatutário, garantia de estabilidade.
Fonte: Folha Dirigida

Livros Infantis Grátis

Receba gratuitamente a Coleção Itaú de Livros Infantis

A Coleção

São três volumes da Coleção Itaú de Livros Infantis para você ler e reler para as crianças. Navegue e conheça um pouco mais sobre cada um deles.
Peça aqui sua coleção 




Poesia na varanda

Mergulhe na poesia e descubra os versos na canção, na lua cheia, na tristeza, nos grossos pingos de chuva ou na mão estendida de um amigo.


O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado.

Leia e leve uma criança a participar da divertida história de um pequeno ratinho, seu precioso morango e um grande urso esfomeado.


Lino

Passeie pela loja de brinquedos onde Lino mora com a sua melhor amiga, Lua. Nessa história de amizade cheia de mistérios, adultos e crianças podem se divertir e torcer para Lino encontrar sua amiga.

Peça aqui sua coleção  

07/10/2012

Redação: pequenos detalhes fazem a grande diferença

Passar em um concurso público depende, entre outros aspectos, de uma boa produção de texto. Não basta apenas focar os estudos nas matérias-padrão e nos conhecimentos específicos de determinada área. O candidato, muitas vezes, desperdiça a oportunidade de ingressar na carreira pública por não possuir uma estrutura de escrita voltada para a elaboração de uma redação. Em virtude disso, FOLHA DIRIGIDA entrevistou o professor Marcelo Braga, autor do livro "Redação - Teoria e Prática - 2ª edição", que propõe, através de um método prático e objetivo, facilitar a produção textual dos concurseiros.

Segundo Marcelo, não existe uma fórmula para escrever bem, e sim mecanismos que, por meio do conhecimento de elementos essenciais, fornecem a estrutura necessária para a boa dissertação. Para o professor, a principal dificuldade encontrada por parte dos candidatos é o entendimento do tema e a estruturação dos textos (formulação de parágrafos e articulação de períodos). “É importante que o concursando entenda o tema proposto, já que todo texto dependerá dessa temática. A partir daí, o candidato deve escolher um único caminho, dentre as várias citações que o tema sugere. Sendo assim, através de uma seleção correta de informações, irá decorrer o texto, por meio de uma progressão temática”.

De acordo com o educador, essa progressão temática poderá auxiliar a manutenção da sequência lógica de pensamento, e permitirá a contextualização do texto. O candidato poderá fazer uso de alusões históricas, argumentos e contra-argumentações, exemplificações ou orações de causa e efeito; dependendo do que o tema sugerir. Confira a seguir os pontos aos quais os candidatos devem ter maior atenção, segundo o professor.

- Introdução, desenvolvimento e conclusão
Por mais incrível que pareça, e por mais que os próprios termos indiquem a natureza de cada estrutura, muitos candidatos têm dificuldades de identificar ou, então, de redigir sua dissertação respeitando esta ordem lógica. Não é raro, em vestibulares e concursos, que professores se deparem com redações onde a ideia da conclusão é apresentada logo no primeiro parágrafo... Vamos, então, às regras gerais? A introdução é onde o tema abordado é apresentado, aconselha-se que tenha apenas um parágrafo de quatro a seis linhas. É importante que ela determine a ideia central do texto. O desenvolvimento é onde quem escreve expõe seu ponto de vista e argumenta de uma forma lógica, fortalecida com uma fundamentação teórica embasada, para que o leitor acompanhe seu raciocínio. A conclusão é a informação final. O candidato poderá apresentar uma sugestão, reforçar o processo, fazer o uso de uma intervenção ou apresentar uma solução; desde que fique claro que aquela informação encerrou o texto.

- Parágrafos e períodos
Primeiramente, cada parágrafo é organizado em torno de uma ideia central (tópico frasal), constituído de início, meio e fim, com cerca de dois ou três períodos. A quantidade de parágrafos na estruturação do texto vai depender, por exemplo, da instituição, se cobra de 20 a 30 linhas é fundamental que se trabalhe o conjunto do texto entre quatro ou seis parágrafos. “O candidato não pode ter um parágrafo introdutório maior que o do desenvolvimento, um com três, outro com dez linhas... Deve tentar manter uma linearidade”, completa o autor. Os períodos devem estar articulados de modo que o leitor consiga compreender a ligação entre um parágrafo e outro. O candidato deve primar pela concisão e, para isso, Marcelo Braga sugere fazer uso de elementos “maquiadores” dessa articulação, como a utilização correta dos pronomes, de sinônimos ou quase sinônimos, que são aquelas palavras que embora não tenham a sinonímia do vocábulo, no contexto passam a ser substituto da palavra.

- O que nunca fazer numa redação
Em um texto dissertativo-argumentativo, o candidato não deve fazer uso de passagens de outro texto, prescrever o tema, usar coloquialismos ou oferecer qualquer traço de oralidade, como "cruzar os braços", "fechar os olhos", "ir de vento em popa". Segundo o autor, esses elementos retiram a extensão do texto. “O candidato deverá primar sempre por informações inovadoras, que não estejam ligadas ao senso comum, que fujam de vocábulos modistas. Deve apresentar palavras que estejam na linha da normatividade”, conclui. Ou seja, nada de abreviações e símbolos, comumente utilizados nas conversas de internet... O autor do texto deve se ater ainda à utilização adequada dos recursos gramaticais. Erros de pontuação, no caso da vírgula, da crase, ou de concordância, são muito comuns nas redações. Para evitá-los, o professor propõe que o candidato sempre revise o texto, de forma a corrigir possíveis equívocos.

- Temas que podem cair

Para o professor Marcelo Braga, é preciso estar bem atualizado. Por conta disso, os candidatos devem ficar ligados nos principais assuntos de 2012 e nas notícias que vão acontecer durante todo o ano. Grandes eventos como a Copa do Mundo, que acontecerá no Brasil, em 2014, podem ser cobrados nas próximas seleções. Além disso, temas como liberdade de imprensa, comissão da verdade, sustentabilidade, lixo eletrônico, eleições 2012, julgamento do Mensalão e a questão da capacitação profissional têm sido recorrentes entre as principais bancas. Fonte : Folha Dirigida

05/10/2012

Curso de Matemática Financeira com a HP 12C Online com Certificado

Aprenda Matemática Financeira, suas fórmulas e cálculos, tudo na HP12C.
15 horas • Início imediato

APENAS R$ 20,00 Sem mensalidade
 

  • Você conhece a HP12C, a calculadora que provocou uma revolução na forma de fazer cálculos, principalmente financeiros?
  • Sabe que com ela você pode entender e calcular facilmente os juros compostos do cheque especial, do cartão de crédito, do crediário, para saber tomar sua decisão?
  • Quer aprender a fazer passo-a-passo as operações mais simples e também as mais complexas?
O Curso de Matemática Financeira com HP12C foi especialmente criado para:
  • mostrar as funções dessa maravilhosa calculadora,
  • ensinar como fazer cálculos úteis, como juros simples, juros compostos, conversões de datas, etc.,
  • dar uma introdução à Matemática Financeira, utilizando a calculadora.
O conteúdo ensinado no curso é útil para contabilidade caseira, empresarial ou até mesmo se for fazer um outro curso que utilize a HP12C.

Nenhum conhecimento prévio com a calculadora é exigido. Ao final do curso, você estará apto(a) a utilizar a HP12C.

Grátis: Você receberá o acesso a um simulador da HP12C em seu computador, permitindo que você faça todos os cálculos que faria na própria HP12C.

O Curso de Matemática Financeira com HP12C é totalmente on-line, com apostila, programa de simulação e apoio de um professor para tirar quaisquer dúvidas.

Os principais tópicos do Curso de Matemática Financeira com a HP 12C são:

  • A HP12C
  • Apresentação da calculadora
  • Checando a calculadora
  • Os símbolos
  • Como fazer contas simples na HP12C
  • A Memória da HP12C
  • Memória de uso Geral
  • Pilhas Operacionais
  • Como limpar sua calculadora
  • Teclas Principais
  • Nomenclatura
  • Conversão de datas
  • Cálculos Simples
  • Introdução à Matemática Financeira
  • Juros Simples
  • Mais cálculos básicos
  • Montante
  • Exercícios Resolvidos
  • Desconto Comercial Simples
  • Valor Atual / Nominal
  • Taxas Equivalentes
  • Juros Compostos
  • Desconto Composto
  • Exercícios Resolvidos
  • Rendas Certas ou Anuidades
  • Valor atual
  • Sistema Alemão de Amortização
  • Sistema Americano de Amortização
  • Sistema Francês de Amortização
  • Sistema de Amortização constante
  • Sistema de Amortização mista
  • Lista de Fórmulas úteis

04/10/2012

Cursos do Senai a Distancia Gratis e com Certificado

O SENAI oferece cursos gratuitos a distância sobre temas transversais que desenvolvem capacidades para a iniciação no mundo do trabalho ou, no caso de quem já está trabalhando, para a atualização das competências profissionais. Os temas disponíveis atualmente são: 
  • Educação Ambiental
  • Empreendedorismo
  • Legislação Trabalhista
  • Segurança do Trabalho
  • Tecnologia da Informação e Comunicação
  • Propriedade Intelectual.
Os cursos estão sendo oferecidos em duas formas a distância: on-line (conectado a internet) ou com material impresso (MDI).
Agora é com você! Faça a sua escolha e bons estudos!


03/10/2012

Entenda como funcionam concursos em ano de eleições

Concursos homologados até dia 7 garantem nomeações o ano todo
Lei eleitoral restringe nomeações na esfera em que ocorrem as eleições.
Restrição é feita nos três meses que antecedem a eleição até a posse.
A realização de concursos públicos e a posse de aprovados não são proibidas em ano eleitoral. A lei das eleições (9.505/97), artigo 73, restringe apenas a nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos (de 7 de julho de 2012, pois a eleição será em 7 de outubro, até 1º de janeiro de 2013), restrição esta feita à esfera em que ocorre a eleição, no caso deste ano, somente no âmbito municipal.
Mas caso a homologação do concurso municipal (quando é divulgada a relação final de candidatos aprovados) seja feita até três meses antes das eleições, ou seja, até 7 de julho deste ano, as nomeações podem ocorrer em qualquer período do ano. Já em âmbitos federal e estadual, as nomeações ocorrem sem restrições. Nesse período é proibido ainda demitir o servidor.

De acordo com o promotor de Justiça eleitoral e Justiça criminal e autor do livro "Direito Eleitoral, Série Provas e Concursos”, da Editora Campus/Elsevier, Francisco Dirceu Barros, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entende que a regra deve ficar restrita à esfera em que ocorre o pleito. Como este ano haverá eleições municipais, ficam liberadas no decorrer do ano todas as nomeações nos estados e na União. O contrário ocorrerá em 2014, quando haverá eleições para presidente, senador e deputados federais e estaduais. Aí então somente os municípios poderão fazer nomeações de aprovados em concursos no decorrer do ano.

IgualdadeSegundo Barros, o objetivo da lei é proporcionar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais, evitar apadrinhamentos eleitorais, impedindo que a nomeação seja trocada por votos, e impedir perseguições por politicagem, ou seja, que a opção do eleitor não seja obstáculo ao seu ingresso no serviço público.

“O impedimento tem como objetivo impedir a barganha que está na pressão pelo chamamento. Tem que seguir a sequência da classificação e o candidato deve ficar atento a isso. Se a pessoa for lesada e for preterida por outro candidato que passou atrás dela, pode entrar com mandado de segurança que haverá direito líquido e certo para ser nomeada”, diz.

Segundo Barros, caso a lei não seja cumprida, o concurso não será anulado, pois não existe impedimento para a realização das provas em ano de eleição. Mas o promotor diz que pode haver sanções para o servidor e para a administração, como anulação da nomeação e multa para o administrador público. Em caso de reincidência, as multas são duplicadas. O ato pode ainda caracterizar improbidade administrativa e o administrador público pode até perder o cargo, de acordo com o promotor.

ExceçõesA lei, entretanto, abre exceções às nomeações. No período que vai dos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos, pode haver nomeação para cargos do Judiciário, do Ministério Público Estadual e Federal , de todos os tribunais, Conselhos de Contas e dos órgãos da Presidência da República, como a Advocacia Geral da União; e a nomeação ou contratação necessária à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, vinculados à sobrevivência, saúde e segurança da população. Mas para isso é necessária autorização prévia e expressa do chefe do Executivo.

Barros diz que é mais comum a restrição não ser respeitada no âmbito municipal, quando as eleições são para prefeito e vereador. “Os prefeitos são mais desinformados ou querem fazer a nomeação por troca de voto. Há ainda casos em que eles não nomeiam justamente para chantagear e negociar o voto. O candidato pode denunciar o prefeito por improbidade administrativa. Não pode barganhar cargo por voto”, diz. O Ministério Público é responsável pela fiscalização.

De acordo com o promotor, costuma haver, no ano anterior ao da eleição, aumento de concursos na esfera em que haverá a restrição. “Todos querem terminar logo o concurso. Com certeza vai haver muita homologação de concursos municipais até julho deste ano”, diz.

Fonte: http://g1.globo.com

Curso de Noções Gerais de Direito Online com Certificado

Conheça seus direitos e saiba quando utilizá-los.
60 horas • Início imediato

APENAS R$ 50,00 Sem mensalidade
 

Os principais tópicos do Curso de Noções Gerais de Direito são:
  • Etimologia
  • Direito Positivo e Direito Natural
  • Conceito Básico do Direito
  • Principais Ramos do Direito
  • Princípios Gerais do Direito
  • Noções Gerais dos Ramos do Direito
  • O Direito Constitucional
  • A História do Direito Constitucional
  • Ação Declaratória de Constitucionalidade
  • O Direito Administrativo
  • Princípios do Direito Administrativo
  • Direito Penal
  • Origem do Direito Penal
  • Direito Penal Objetivo e Subjetivo
  • Fontes do Direito Penal
  • Normas Penais Incriminadoras e Não Incriminadoras
  • Direito Tributário
  • Definições em Direito Tributário
  • Tributação, Direitos e Garantias Individuais
  • Princípios do Direito Tributário
  • Princípios do Direito Penal Tributário
  • Competência dos Impostos
  • Direito Processual
  • Definições em Direito Processual
  • Direito Internacional
  • Terminologia em Direito Internacional
  • A Norma Jurídica Internacional
  • Fundamentação do Direito Internacional
  • O Direito Internacional e o Direito Interno
  • Organizações Internacionais
  • Fontes do Direito Internacional
  • Princípios Gerais do Direito Internacional
  • Atos Unilaterais
  • Direito Civil
  • O Código Civil Brasileiro
  • Direito das Obrigações
  • Direito das Empresas
  • Direito das Coisas
  • O Direito da Família
  • O Direito das Sucessões
  • Direito Comercial
  • Termos e Definições
  • Direito do Trabalho
  • Direito Individual e Direito Coletivo do Trabalho
  • Organização Sindical
  • Conflitos Coletivos e Negociação Coletiva
  • Direito do Consumidor
  • O Código de Defesa do Consumidor
  • Direito Previdenciário
  • Definição e Importância da Previdência Social
  • Diferentes Tipos de Aposentadoria
  • Direito Ambiental
  • Direito Ambiental na Legislação Federal
  • Agrotóxicos
  • Mineração
  • Transgênicos
  • Recursos Hídricos
  • Crimes Ambientais
  • Óleos Lubrificantes
  • Energia Elétrica
  • Transportes
  • A Camada de Ozônio
  • Poluição Atmosférica
  • Poluição Sonora
  • Amianto
  • Nuclear

02/10/2012

Curso de Curso de Gestão Pública Online com Certificado

Curso indispensável para quem já é ou pretende ser Funcionário Público.
40 horas • Início imediato

APENAS R$ 30,00 Sem mensalidade
 

Os principais tópicos do Curso de Gestão Pública são:
Unidade 1: Introdução
  • Conceitos Básicos
  • A Gestão Pública no Brasil
  • Agências Reguladoras e Executivas
  • Entidades, Órgãos e Agentes
Unidade 2: Administração Pública
  • A Atividade Administrativa
  • Regime Jurídico
  • Princípios da Administração Pública
  • Uso e Abuso do Poder
  • Administração Direta e Indireta
  • Autarquias
  • Fundações governamentais
  • Empresas públicas
  • Sociedades de economia mista
  • Poderes da Administração Pública
  • Poder Vinculado
  • Poder Discricionário
  • Poder Hierárquico
  • Poder Disciplinar
  • Poder Regulamentar
  • Autoridade e Poder: Diferenças e Implicações
  • Stakeholders
  • Codificação de Papéis de Trabalho
  • Índice dos Papéis de Trabalho
  • Sinais Convencionais
  • Referências Cruzadas
  • Glossário de Termos Técnicos
Unidade 3: Orçamento e Direito Administrativo
  • Orçamento Público
  • Princípios Orçamentários
  • Direito Administrativo
  • Fontes do Direito Administrativo
  • O Controle da Administração Pública e o Ministério Público
  • Conceito e Abrangência
  • Recursos Administrativos
  • Prescrição Administrativa
  • O Silêncio da Administração Pública
  • Controle Legislativo e Judicial
  • Controle Político
  • Controle Financeiro
  • Meios de Controle
  • A Reforma do Estado
Unidade 4: Licitações
  • Noções Gerais sobre Licitações
  • Modalidades de Licitação
  • Dispensa de Licitação
  • Fases da Licitação
  • O Projeto Básico de Licitação
  • O Projeto Executivo de Licitação
  • A Transformação Necessária na Gestão Pública
  • Parcerias
  • Informação e Avaliação
  • Autonomia e Responsabilização
  • Simplificando Procedimentos
  • Conclusão do Curso

01/10/2012

Edital do Concurso do Banco do Brasil sairá em Outubro de 2012.

O edital do concurso para o Banco do Brasil destinado a escriturário sairá em outubro, segundo informou o diretor de Gestão de Pessoas do banco, Carlos Netto, durante a tarde deste sábado, 29 de setembro, na 3ª Feira da Carreira Pública e Mercado de Trabalho, no Rio de Janeiro. Segundo ele, a organizadora da seleção será a Fundação Carlos Chagas, confirmando o que a FOLHA DIRIGIDA havia divulgado recentemente. 
O próximo concurso será para 15 estados: Mato Grosso, Acre, Amapá, Ceará, Maranhão, Paraíba, Paraná, Piauí, Rondônia, Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, Sergipe. A remuneração para o cargo, que exige apenas o nível médio, é de R$2.470,08, sendo R$1.408 de salário, R$352 de gratificação semestral (25% paga mensalmente), R$399,30 de auxílio-alimentação e R$311,08 de cesta-alimentação, para carga de trabalho é de 30 horas semanais. Mais informações sobre o concurso serão divulgadas em breve.
Em sua palestra apresentada no último dia da 3ª Feira da Carreira Pública, Carlos Netto falou da importância de se fazer um planejamento para a própria carreira.  Segundo ele, participar de um concurso público deve ser uma escolha feita com muito cuidado. “A carreira é um plano e também é fruto das nossas escolhas. Antes de tudo devemos escolher qual concurso queremos fazer e, depois disso, a próxima decisão é se inscrever nesse concurso. Por incrível que pareça, uma das coisas que mais eliminam candidato é quando a pessoa pensa em fazer o concurso, mas não se inscreve”, explicou.
Ao falar da importância das escolhas, Netto citou Maquiavel, que filosofou que virtude é a capacidade de planejar e executar o que planejou. “Muitas vezes vejo que há pessoas que não dão valor à virtude de Maquiavel e percebo que o que falta é o bom planejamento, coisa que é fundamental para a construção de uma carreira”, disse. O diretor ainda compara a carreira à massa de um bolo. “Tem gente que acha que investir na profissão é com graduação e especializações. Mas, na verdade, a carreira é como um bolo, ou seja, não podemos deixar desandar. Se há muita farinha de trigo, colocamos fermento, se há fermento, colocamos farinha de trigo. Quero dizer que não adianta ser muito especializada se a pessoa não é capacitada, tem que saber se adequar ao perfil da empresa.”
Ele destaca que é essencial que o candidato reflita o que o motivou a escolher trabalhar no Banco do Brasil, porque o que marca o poder de transformação são as escolhas de cada um. “Há gente que faz o concurso influenciado pelo pai, pela mãe e outros familiares. Mas é você que vai trabalhar lá dentro, então é importante que você queira de verdade estar no banco”, disse. Além disso, Netto considera ser muito importante a identificação com o trabalho e a construção de um significado para o que a pessoa faz. “Temos que estar apaixonados pelo resultado do nosso trabalho, porque ficamos mais tempo trabalhando do que em casa, então precisamos gostar mesmo daquilo que fazemos. Se não nos identificamos, o trabalho fica árido e pesado”, contou.
Sendo assim, ele analisa que quando se compreende o significado do trabalho, há uma energia maior para executá-lo e, portanto, o crescimento profissional é mais visível. “A tarefa da gestão de pessoas é levar essa reflexão aos funcionários do banco, para que elas possam entender que a ascensão profissional só é possível quando gostamos do que fazemos”, afirmou. Durante a palestra, o diretor ainda falou da importância do Banco do Brasil para o país. De acordo com ele, a empresa, com 204 anos de existência, foi a primeira bancária a chegar em regiões onde não havia nenhum outro banco, levando desenvolvimento e tecnologia para lugares distantes. Diante desse cenário, Netto acredita que é imprescindível que o funcionário reconheça o valor do BB para o Brasil.
“Temos uma responsabilidade ímpar e um compromisso com a sociedade, que é a maior acionista do Banco do Brasil. As pessoas que entram devem saber que quanto maior for o nosso trabalho, mais forte ficará a empresa, ou seja, o banco cresce – e está do tamanho que vemos hoje – de acordo com o desempenho dos funcionários”, explicou. O dirigente também informou, em sua apresentação, que boa parte dos funcionários do BB (25,7%) tem entre 46 e 55 anos de idade. Em virtude disso, ele informou que nos próximos anos haverá novos concursos, já que essas pessoas poderão se aposentar, necessitando, assim, que o banco supra essas saídas.
Segundo Netto, o plano de carreiras da empresa conta com um diferencial. “Antigamente, o processo de encarreiramento era por antiguidade, mas esse modelo foi quebrado porque era inadequado. Então, hoje em dia, é diferente, a pessoa ascende por mérito”, disse ele, pontuando os caminhos para esse desenvolvimento profissional, como bolsa de idiomas, bolsas de graduação e pós-graduação, certificações internas, Sistema de Talento e Oportunidades (TAO), entre outros.
O diretor acredita que carreira é uma via de mão dupla e, portanto, deve beneficiar tanto o banco quanto o funcionário. “Somente no primeiro semestre deste ano, demos 1.000 bolsas de pós-graduação e 1.400 de graduação, são números altos para um período de tempo curto. Mas, em contrapartida, cobramos frequência, notas e o término do curso”, concluiu. Ao fim da palestra, ele explicou as mudanças que acontecerão na prova do próximo concurso. Além da inclusão da redação, haverá conteúdos relacionados ao BB e à área de vendas e técnicas de negociação, e ainda modificações na disciplina de Raciocínio Lógico. “O mercado está mudando, então vimos a necessidade de mudar o que cobramos nas provas”, finalizou.

Fonte: Folha Dirigida